Discurso de responsabilidade socioambiental deve transparecer práticas reais das empresas
Os consumidores estão melhores informados sobre sustentabilidade e mais críticos em relação às empresas. É o que apontou a “Pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar”, realizada pelo Instituo Akatu, que entrevistou 800 pessoas com mais de 16 anos, de todas as classes sociais em 12 capitais e/ou regiões metropolitanas do Brasil.
De acordo com o levantamento, as pessoas estão confiando menos no discurso de responsabilidade social e ambiental das empresas. Quando questionados “ Você acredita que as empresas realmente fazem aquilo que divulgam em termos de responsabilidade social e ambiental?” 13% responderam que sim em 2010. Dois anos depois, apenas 8% disseram acreditar nas organizações.
O estudo aponta que a queda da credibilidade das empresas decorre, em parte, pelo uso abusivo e descuidado dos conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social. Algumas empresas utilizam o discurso ambiental sem respaldo, quando as ações de comunicação e marketing não são reflexo de práticas reais incorporadas à rotina da empresa. Para impactar positivamente na marca, o discurso precisa estar alinhado com a realidade.
Com informações do site Nós da Comunicação